segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Resenha: A Garota no Trem, Paula Hawkins

Após ler esse livro, percebi que meu gênero favorito de livros eram os thrillers psicológicos que levam os leitores até o fim do livro à flor da pele por respostas. 

O livro irá narrar, em primeira pessoa, a vida da Rachel. A Rachel está desempregada, e abalada após a separação com seu marido Tom além de ter problemas sérios com o álcool e dividir o pequeno apartamento onde vive com uma antiga amiga. Atordoada, todos os dias ela pega o ônibus para a cidade no mesmo horário e vaga por aí, sem rumo, afinal não tem emprego e se ficasse em casa, sua amiga logo saberia sobre seu infortúnio. Esse trem sempre para em um determinado trecho onde fica a sua antiga casa - onde agora reside seu ex-marido e a sua atual esposa. Nesse trecho, Rachel também vê outra casa onde vive um casal ao qual ela atribui ter uma vida perfeita e a partir disso ela cria uma obsessão por ambos. Até que algo acontece. Megan está desaparecida e Rachel vivencia uma cena, através do trem, que a deixa chocada. Ela tenta resolver as coisas por si só, mas devido aos seus problemas com o álcool, Rachel embarca em divagações sobre até quando e onde tudo o que ela viu fora realidade ou apenas alucinações, frutos do efeito do álcool sobre ela. 
Ainda, a Rachel faz coisas as quais não se lembra. E no dia seguinte aos acontecimentos, acorda com a sensação de que tudo não se passou de um sonho. Mas as consequências são nítidas e logo ela percebe que realmente fez algo e que não consegue se lembrar, o que a deixa aflita e angustiada. 
A escrita da Paula Hawkins é totalmente cativante, fluída e em determinados pontos da trama, totalmente angustiante. A Rachel não se desprende das lembranças com seu marido e desconta sempre nas bebidas e muitas vezes você se sente na vontade de entrar no livro e lhe dizer para "sair dessa". O livro traz os pontos de vista da Rachel, da Anna (a atual de Tom) e da Megan e nos mostra, apesar de todo o suspense, o complexo que é a vida da mulher. As preocupações, as angústias - em manter os filhos a são, um relacionamento bom com seu parceiro, a dor em ser traída e a sensação de se sentir incompleta ou não ser bem sucedida e ver que não realizou metade dos sonhos que almejava. 
Durante todo o livro, a sensação que eu tive era a de que estava perdida. A autora jogava diversas pistas, que no final, juntaram-se e completaram esse quebra-cabeças bem articulado. O final do livro, para mim, foi muito fraco. Eu considerei que pelo o fato do livro ter sido tão bem estruturado e capaz de me prender até as últimas páginas arquejante por respostas, merecia um final de tirar o fôlego. E não foi bem assim. Em um certo ponto do livro, eu já tinha uma breve noção de quem estava por trás do desaparecimento da Megan. Portanto, esse fora o único ponto que me deixou descontente com o livro. 
Esse foi o primeiro thriller que li, e mal posso esperar para ler outro. Se você gosta desse tipo de leitura ou está com uma imensurável vontade de ler algo que te prenda ou que te deixe aflita e curiosa, leia A Garota No Trem! Apesar do seu final fraco, é uma leitura válida

44 comentários:

  1. Esse também foi o meu primeiro thriller psicológico, e eu simplesmente AMEI! Concordo com vc, a escrita da Paula Hawkins é muito cativante.. recomendo esse livro para todo mundo!
    Bjs!

    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que concordamos!! Eu também recomendo a todos rs
      Beijos <33

      Excluir
  2. Oi Lara, tudo bem?

    Eu ainda não li, mas estou bem curiosa pra ler e assistir ao filme, parece ser uma ótimo suspense!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      é um ótimo suspense sim, pena que o final deixa a desejar viu? Não vi o filme também, rs, mas vamos conferir né?
      Beijoss

      Excluir
  3. Oie Lara =)

    Ainda não li o livro e nem assisti ao filme. Até gosto um pouco de suspense, porém as comparações que fizeram com Garota do Trem com Garota Exemplar me desanimaram um pouco.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane ^^
      Eu não li Garota Exemplar, mas não vejo a hora de ler... Mas achei o livro ótimo e fica válida a dica rs!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oi Lara,
    Já vi várias resenhas desse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler ele, quem sabe né?
    Sempre que você poder dá uma passadinha lá no meu blog,
    que eu passo aqui!
    Beijos ^_^
    Desvendando Segredos | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talyta,
      Quando surgir a oportunidade, leia porque é sensacional!! Menos o final que é meio xoxo.
      Beijoss, obrigada pela a visita!

      Excluir
  5. Vi o filme e foi um erro deveria ter lido o livro pois acho que teria gostado muito mais. O filme achei pouco interessante. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não assisti ao filme Inês, mas aposto que o livro é melhor rs!
      Beijoss

      Excluir
  6. Oi, Lara! Tudo bem?
    Eu já vi tantas resenhas desse livro que é impossível não ficar com vontade de ler. Apesar de não estar muito acostumada com esse gênero literário, quero me dedicar mais a esse tipo de livro.
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo sim e com você?
      Eu também não estava, mas agora que li passei a adorar o gênero!!
      Beijoos

      Excluir
  7. Que vontade que fiquei agora de ler esse livro!! Parece ser daqueles que não se consegue parar de ler!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lara.
    Eu adoro o gênero. Eu acabei me decepcionando um pouco com esse livro pela comparação a Garota Exemplar. Eu estava esperando algo no mesmo nível e não encontrei isso. Mas gostei muito mesmo assim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      Eu também gostei bastante. Espero ler Garota Exemplar e já vou ciente de que ambos os livros são diferentes!!
      Beijinhoss

      Excluir
  9. QUE SACANAGEM Lara rsrsr
    tao bom assim pra um final fraco?
    Comprei o livro e ta nessa capa, todo lindo... mas vamos ver ne?

    beijocas
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, triste :/ rs Espero que você goste Pâm!!
      Beijoos

      Excluir
  10. Um livro que ainda não li mas que me deixa bem curiosa para ler :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    Trinta por uma linha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste quando for ler Lina!
      Beijinhos

      Excluir
  11. Olá! Já vi várias resenhas sobre o livro, e todas super positivas, mas ainda não tenho muita vontade de ler, não é meu gênero favorito, mas adorei a resenha, pena que vc achou o final fraco :(
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, é uma pena mesmo!! Fico feliz que tenha gostado da resenha, dê uma chance aos thrillers!
      Beijos

      Excluir
  12. Não conhecia esse livro, mais um para a minha lista
    de espera, sou muito preguiçosa para a leitura mas eu sei que eu preciso acabar com isso de uma vez por todas. ♥
    Estou te seguindo :*

    https://beijouva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é sensacional Vanessa, vamos lerr <33
      Obrigada por seguir, irei lhe seguir também!!

      Excluir
  13. Aiii eu adoro esse livro! Beijinho, segui vc

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo? Que bom!!
      Obrigada por me seguir, vou te seguir também ^^

      Excluir
  14. Não conhecia esse livro, que maravilhoso.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom Gabriele!
      Obrigada pelo o comentário :D

      Excluir
  15. Quero muito este livro, parece realmente ser um ótimo livro. Ótima resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo o comentário Mayla!
      Abraçoss

      Excluir
  16. Oi Lara, tudo bem?
    Eu li esse livro ano passado e amei, é um dos meus gêneros favoritos.
    A autora soube prender o leitor de forma única, e como o leitor não podia confiar em nada que a Rachel falava ficava ainda mais complicado.
    Parabéns pela resenha, eu gostei do final do livro, achei bom, mas com certeza podia ser melhor.
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo sim e com você?
      Eu também amei e também é um dos meus gêneros favoritos! Você falou tudo o que eu senti durante o livro hahah.
      Muito obrigada pelo o seu comentário! Mantenho a mesma opinião sobre o final!
      Beijosss ♥

      Excluir
  17. Estou querendo muito ler esse livro, parece otimo :D

    Gostei muito do seu cantinho, venha retribuir a visita no meu que acabei de começar!
    Beijos e beijinhos <3
    Blog da Lili Pereira / <- clica ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo, contudo o final não é tão bom assim :/
      Vou passar no seu cantinho em breve!
      Obrigada pelo o comentário :D

      Excluir
  18. Bela resenha!
    Já quero ler ;)

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que pena que o final não é tão bom assim, estou louca para ler o livro, quero fazer isso antes de ver o filme
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que irá gostar da trama, embora o final não seja digno!
      Beijoss

      Excluir
  20. Apesar do final não ser bom, a premissa me chamou a atenção. Acho que iria gostar bastante.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de março. Serão três livros como prêmio, sendo dois autografados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que iria gostar sim ^^
      Obrigada pelo o comentário!

      Excluir
  21. ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com

    ResponderExcluir
  22. Oiiii

    Já ouvi falar bastante sobre esse final, muita gente se decepcionou e tals. Ainda assim espero conferir pelo menos a adaptação do livro, já que essa é uma história que me chama a atenção.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      O livro é bom, mas o filme também deve ser. É uma história bem atrativa sim!!
      Beijoss

      Excluir

Olá, obrigada por comentar!
Se estiver seguindo, avise que eu retribuirei todos <3
Beijinhos